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Vamos reaproveitar alimentos para mais alimentar?

Primeiro é preciso explicar a diferença entre reutilização de alimentos e aproveitamento integral dos alimentos. Reaproveitar é quando o alimento já foi preparado e houve sobra nas panelas, sendo utilizada esta sobra como ingrediente em outra preparação. E aproveitamento integral é enxergar o alimento num todo. Polpa, cascas e sementes são utilizadas para nutrir. As partes não convencionais dos alimentos que, na maioria das vezes, são considerados “restos” e descartadas na hora do consumo, possuem grande quantidade de proteína, vitaminas e sais minerais que trazem benefícios para a saúde. Não podemos deixar de citar os talos de vegetais como a couve, salsa e acelga e as cascas de banana, abacaxi e frutas cítricas, que são carregados com vitaminas, fibras e nutrientes.

Não é só o “miolo” dos alimentos que podem ser comidos: as cascas também podem ser transformadas em petiscos e refeições deliciosas. Olhar o alimento num todo é também evitar o desperdício. E existem várias maneiras de seguir esta linha de bem nutrir: compre bem e saiba escolher legumes, hortaliças e frutas da época. Armazene em locais limpos e em temperaturas adequadas a cada tipo de alimento. Lave os alimentos, não retire cascas grossas e prepare apenas a quantidade necessária para a refeição de sua família.

São atitudes simples na cozinha que podem mudar o ato de nutrir. Vamos incorporar estes novos hábitos na nossa rotina?

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