0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Um beija-flor entre nós – de pouquinho em pouquinho podemos fazer a diferença no mundo –

Quem é o Beija-Flor?

Os beija- flores são aves pequeninas e fortes. Têm bicos finos e compridos, que buscam o néctar no interior das flores. É esta força, de uma ave tão delicada e ágil, que inspira o Instituto Beija-Flor. O Instituto é uma organização com dez anos de atuação, situado no bairro Guaraituba, no município de Colombo, região metropolitana de Curitiba (PR). No IBF são atendidas crianças e adolescentes, em contra turno escolar, totalmente gratuito. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social deste grupo. Em outras palavras é ver esta turma ser feliz e crescer com estrutura.

A força de um beija-flor

Sabemos que o beija- flor é uma ave ágil, com o batimento de asas muito veloz. Muitas vezes suas asas fazem mais de 80 batidas, por minuto. Também sabemos que suas asas batem de frente para trás, na horizontal. E neste movimento o IBF também se faz. O movimento social que faz todos crescerem. Criado, a partir, de uma iniciativa do Casal Sergio e Neide Sosvianin, que construíram com recursos próprios as instalações, o IBF busca uma forma de garantir a transformação dos seus assistidos.

Transformação social

Transformação de vida real sim, porque o Instituto Beija-Flor acredita que realizar estes atendimentos, em um local, com muitos contrastes sociais e econômicos é essencial. Este é um trabalho, que com certeza, auxilia na redução da desigualdade social. E reduzindo a desigualdade social se proporciona novas oportunidades às crianças e adolescentes, além de estimular a integração da família e da sociedade. Tudo isto resulta num grupo, que sabe reconhecer as oportunidades para se prosperar. 

O ritmo da solidariedade

Este pequeno pássaro, o beija-flor, tem como hábito comer de cinco a oito vezes, por hora. Ele ingere uma quantidade de comida que pode representar, de oito a dez vezes, o peso de seu corpo. Isto acontece porque seu metabolismo é muito acelerado. E o metabolismo do IBF também segue este ritmo. O trabalho do IBF é feito de ação, no dia a dia, e empreendedorismo social com planejamento. Em outras palavras, é trabalhar pelo outro, pela pessoa que precisa de algum tipo de ajuda. O Instituto Beija-Flor então quer aperfeiçoar a sua atuação social e focar na garantia e independência financeira da instituição. Porque alcançar os objetivos propostos, sejam eles financeiros ou sociais, é necessário para continuar este trabalho. E o trabalho do IBF é fazer a diferença nas vidas de muitas pessoas.

Como fazemos a diferença?

Como resultado de tudo isto vem a transformação da vida destas pessoas. Uma diferença que traz esperança e que ocorre com atividades assistenciais. São atividades que acontecem, diariamente, na área da música e da cultura. Além das aulas e oficinas, o Instituto oferece quatro refeições diárias para crianças e adolescentes, porque nutrir o corpo também é necessário neste atendimento social.  As oficinas de música erudita e popular são feitas regularmente, além das ações de educação ambiental, esporte, cultura. Como resultado temos a convivência e fortalecimento de vínculo deste grupo assistido pelo IBF. Quando uma instituição acredita no poder da nutrição, com afeição e conhecimento, a sociedade se reconstrói. Porque de flor, em flor, como o pequeno pássaro, o Instituto Beija-Flor constrói uma nova realidade em terras paranaenses.

QUEM SOMOS?

O Instituto Beija-Flor é um projeto social. Atendemos diariamente, de forma gratuita, crianças e adolescentes de 06 a 15 anos em vulnerabilidade e risco social no contraturno da escola.  As atividades assistenciais, acontecem diariamente das 08h às às 17h, com o oferecimento de 4 refeições diárias.  Elaborada por uma equipe multidisciplinar, as atividades promovem a inclusão sócio cultural, evidenciando a ética, a paz, a cidadania, a democracia e outros valores universais. Venha fazer parte deste time da solidariedade!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Menu