0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Presente no dia a dia da sociedade, a cultura é considerada um importante fator para a geração do conhecimento e para o exercício do pensamento dos indivíduos. Mas você já se perguntou qual é a influência da cultura no desenvolvimento das crianças?

Esta ferramenta é um dos principais fatores que diferencia os seres humanos dos outros animais, uma vez que a cultura não é originada na natureza, mas sim da capacidade do indivíduo de criar novas coisas e comportamentos.

E considerando que a cultura representa um forte agente de identificação pessoal e social para um indivíduo, é essencial que ela esteja presente nos primeiros anos de formação e de aprendizagem das crianças.

Quer saber mais sobre este assunto? Acompanhe o artigo que preparamos!

Cultura e arte no desenvolvimento infantil

Segundo pesquisadores, a cultura pode ser compreendida como um fenômeno plural e em constante transformação, que participa ativamente da vida dos indivíduos e se manifesta nos atos do cotidiano. Afinal, cada pessoa é capaz de criar e propagar a cultura.

Além de ser uma manifestação plural, a cultura está diretamente ligada à educação, atuando como um elemento socializador capaz de alterar a forma como os indivíduos pensam e agem. Dessa forma, é fundamental que a cultura seja incorporada ao processo de aprendizagem das crianças.

Já a arte é uma expressão estética, que representa a manifestação da cultura, e pode funcionar como uma importante ferramenta para os pequenos expressarem emoções, externarem sentimentos e desenvolverem a criatividade.

Quando incorporadas ao processo educativo da criança, a cultura e a arte estimulam a curiosidade, a experimentação e as descobertas sobre o mundo, além de possibilitarem o desenvolvimento da concentração, da sensibilidade e da criatividade de maneira lúdica e divertida.

Mas não é só isso!

O contato com atividades culturais auxilia no desenvolvimento cognitivo das crianças como um todo, estimulando a memória, diminuindo a vergonha e auxiliando na descoberta de novos talentos e habilidades.

Incluir os pequenos em atividades ligadas à arte permite que eles interajam de forma prática e vivenciem a cultura no dia a dia.

A inclusão social através da cultura e da arte

A arte e a cultura são grandes aliadas da inclusão social, pois promovem a diversidade e diferentes formas de interação social entre os indivíduos.

Por meio da arte, qualquer pessoa pode se expressar com liberdade e se conectar com outros indivíduos e ideias.

Já na infância, o contato com a arte e a cultura durante o processo educativo auxilia a criança na construção de uma identidade própria que pode ser aliada a crenças comuns da sociedade.

Mas apesar da importância da arte para o desenvolvimento da criança e a inclusão social de indivíduos, ainda existe uma enorme deficiência no acesso à cultura no Brasil.

Problemáticas de origem política e social impedem que milhares de crianças tenham acesso à cultura e à arte — um direito fundamental garantido pela Constituição Federal e pelo ECA.

Para garantir a inclusão social de crianças e adolescentes que vivem em comunidades periféricas e proporcionar o acesso à cultura, o Instituto Beija-Flor realiza um trabalho assistencialista com jovens em situação de vulnerabilidade.

Conheça mais sobre o trabalho do Instituto Beija-Flor

O Instituto Beija-Flor (IBF) é uma organização não governamental (ONG), responsável pelo atendimento e assistencialismo gratuito a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na cidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.

O projeto do IBF envolve a realização de diversas atividades assistenciais realizadas no contraturno da escola, além do oferecimento de quatro refeições diárias e apoio psicológico para os assistidos e suas famílias.

O Instituto Beija-Flor reconhece a importância da cultura e da arte para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, por isso, realiza atividades diárias que promovem a inclusão sócio cultural, como oficinas de música, prática de esportes, educação ambiental, entre outras.

Através destas ações contínuas, o IBF busca transformar a vida e a realidade de dezenas de crianças e adolescentes, integrando-os na sociedade e reduzindo o abismo social e cultural que atinge esses indivíduos.

Gostou de conhecer mais sobre o Instituto Beija-Flor e deseja fazer parte desta corrente do bem?

Acesse nosso site e saiba como se tornar um apoiador de nosso projeto!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Menu