O esporte é uma das ferramentas mais poderosas para estimular o desenvolvimento de habilidades físicas e emocionais! Mas, um dos seus benefícios mais incríveis é o poder de transformação social.
Não é à toa que a grande maioria dos nossos atletas olímpicos, por exemplo, tem suas histórias como inspiração para outras milhares de crianças e adolescentes que sonham em ter um futuro de oportunidades.
Muitos destes atletas se destacaram em projetos sociais nas comunidades em que viviam e encontraram uma chance de mostrar seu talento por meio do esporte. Mas, por que será?
Entenda a importância do esporte para a transformação social no Brasil
Se você pratica esporte, sabe que – independente da modalidade – um dos principais benefícios que sentimos é a autoconfiança. Nos sentimos mais dispostos a tentar subir de nível, ganhamos autoestima e criamos laços de amizade com outros atletas.
E, claro, há também o desenvolvimento do aspecto físico, como o aprimoramento das habilidades motoras e cognitivas, além da melhora na função cardiorrespiratória.
Outro ponto positivo é o impacto do esporte na percepção sobre disciplina e os valores para vida. Quando inserida de forma positiva na modalidade, a criança passa a respeitar uma hierarquia, cumpre seus compromissos com os técnicos e equipe, entende a necessidade de seguir regras e horários.
Também é o esporte que ensina a importância de saber perder e de persistir no seu propósito, mesmo quando há diversos obstáculos no seu caminho. E, na mesma intensidade, aprendem a como agir quando são vitoriosos e criam laços afetivos fundamentais nesta fase de desenvolvimento.
E tudo isso acontece de forma natural, com o sentimento de pertencimento ao grupo. O resultado? Crianças e adolescentes que passam a acreditar em si mesmas e preparadas para atuarem como cidadãos responsáveis na comunidade em que vivem!
Prática esportiva desperta jovens para mudarem a situação em que vivem
Com tantos impactos positivos, o esporte se transformou nesta efetiva ferramenta de transformação social. Em um país como o Brasil, no qual os níveis de desigualdade são gigantescos, iniciativas que apresentam a prática esportiva às crianças e adolescentes se tornam primordiais.
Afinal, quando esse jovem se enxerga de forma positiva – como é o caso do impacto do esporte – ele passa a ter uma perspectiva de futuro e não deixa de sonhar. É como se a visão se expandisse e mudasse completamente a sua percepção de mundo!
Mas, como investir no esporte diante de tantas dificuldades?
Apesar dos seus claros benefícios, o esporte enfrenta uma dura batalha no Brasil! Os atletas não recebem incentivo real do Governo e têm que depender de bolsas oferecidas pela iniciativa privada para persistir nos treinos e competições. Não há salários dignos e faltam patrocínios!
Sem uma estrutura financeira e, muitas vezes, familiar também, não é difícil encontrar jovens que desistem do esporte antes mesmo de se destacarem na modalidade. Por isso, é fundamental que se invista em mais políticas públicas para que não percamos tantos talentos diante destas dificuldades!
Uma forma de viabilizar isso é trazer a atenção da população para essa causa. Nas redes sociais, procure seguir os atletas, curtir os posts e gerar o engajamento necessário para que eles sejam notados. Quanto maior a sua visibilidade, maiores as chances dos nossos atletas conseguirem patrocínio para continuar treinando.
Também é fundamental buscar conhecer os projetos sociais de incentivo ao esporte que existem em seu bairro, cidade ou estado. E, claro, não podemos esquecer de escolher governantes que entendam a importância do esporte em nossa sociedade atualmente!
Conheça o trabalho realizado pelo Instituto Beija-Flor
O Instituto Beija-Flor é uma organização que atua no município de Colombo, região metropolitana da capital do Paraná.
Há mais de 10 anos, a instituição atende crianças e jovens de 06 a 15 anos em vulnerabilidade social para promover seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Com base em práticas pedagógicas, a equipe do IBF realiza diversas atividades gratuitas no contraturno escolar, que envolvem música, arte, esporte, interação com o meio ambiente e cidadania.
Além das oficinas, o IBF ainda oferece quatro refeições diárias e apoio psicológico que se estende às famílias.
Quer ajudar? É mais simples do que você imagina! Clique aqui e saiba como algumas atitudes simples podem ajudar a transformar nossa sociedade.