0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Você sabia que os bebês escutam e podem lembrar das canções que as mamães ouviam quando eles ainda estavam na barriga? Chama-se memória auditiva e é apenas um dos pontos positivos desta arte. Após o nascimento, a música na educação infantil é capaz de realizar uma transformação social com inúmeros benefícios.

Quando a música é introduzida desde cedo, os pequenos desenvolvem habilidades auditivas, motoras, cognitivas, sociais, memória e muito mais!

Não é à toa que muitos brinquedos educativos emitem sons ou tocam música. As atividades musicais têm o poder de estimular áreas específicas do cérebro essenciais no desenvolvimento.

Saiba mais sobre os benefícios da música na educação infantil!

1. Desenvolve a linguagem oral

Participar de atividades musicais como o canto pode incentivar a criança a desenvolver a linguagem oral mais cedo e melhor. Ao ser motivada a cantar, emitir sons e seguir ritmos na infância, o processo de verbalização torna-se mais divertido.

Sendo assim, a criança é exposta a um vocabulário maior que contribui positivamente em sua comunicação.

2. Ativa a memória e estimula o raciocínio lógico

A musicalização na infância ativa áreas do cérebro como nenhuma outra linguagem faz. No processo educativo, isso é demonstrado na memória ao improvisar, criar e até lembrar das notas musicais ao tocar um instrumento.

Além disso, a música na educação infantil promove o raciocínio lógico, a percepção e até melhora o aprendizado matemático.

3. Promove a sociabilização

Geralmente, as atividades que envolvem música são em grupo. Isso permite criar vínculos, aprender a trabalhar em equipe, ter paciência e empatia com os colegas.

Crianças tímidas e inseguras também desfrutam dos benefícios da música, afinal, é comum que eles precisem se apresentar em público.
Contribui na alfabetização

A música pode ser um estimulante na fase de alfabetização. Crianças em fase escolar se beneficiam ao cantarem ou ouvirem músicas, aprendendo o significado das palavras, das rimas e a formar frases, o que também contribui para a dicção.

4. Melhora a expressão corporal

A música permite que as crianças expressem seus sentimentos por meio do corpo ao ouvir um som, cantar ou realizar movimentos.

No desenvolvimento infantil, esse fator é importante para melhorar comportamentos como indisciplina e timidez, além de melhorar a coordenação motora quando os pequenos exercitam a dança juntamente com a música.

5. Aumenta a concentração

Para cantar um trecho ou aprender uma música por completo, é preciso se concentrar. As crianças tendem a ficar sensibilizadas com a música, aumentando o poder de concentração.

Quando há o ensino de algum instrumento, a música torna-se ainda mais benéfica nesse sentido.

6. Transmite segurança emocional

Ao compartilhar canções e momentos que envolvem a música entre pais e filhos ou até mesmo professores e alunos, as crianças desenvolvem uma segurança emocional mais forte, pois podem ficar à vontade para se expressar em um clima de colaboração e liberdade.

7. Estimula a criatividade

Outro benefício da música é que ela desenvolve a criatividade, uma vez estimula o cérebro e cria um espaço para a criação.

Projetos Musicais do Instituto Beija-Flor

O Instituto Beija Flor acredita que a música pode beneficiar crianças e adolescentes ao promover a cidadania, sensibilidade, habilidades artísticas e intelectuais.

Participando de Oficinas de Violino, Violoncelo, Teclado, Flauta e Coral, as crianças assistidas pela IBF podem agir com liberdade, trabalhar em equipe e respeito mútuo, além de desenvolver diversas habilidades motoras, auditivas e até mesmo o espírito crítico.

Confira como o Instituto Beija-Flor atua para a música na educação infantil:

  • Coral Sabiá

O Projeto Coral Sabiá recebeu esse nome em homenagem ao saudoso Luiz Gonzaga, que era apaixonado pelas aves. Seu objetivo é difundir a música erudita democratizando seu acesso às comunidades carentes, visando a integração das crianças e adolescentes e ajudando no processo de sociabilização.

  • Aprendizes Beija-Flor

Este projeto visa a transformação social de crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade. Através do aprendizado da música, a IBF transmite valores para contribuir na formação educacional e promoção do acesso à cultura.
Apoie nossos projetos com a sua doação! Dessa forma, você faz parte dessa transformação social que a música é capaz de realizar.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Menu