O Instituto Beija-Flor é uma organização que há 10 anos atua no bairro Guaraituba, no município de Colombo, região metropolitana da capital do Paraná e atende crianças e jovens em contraturno escolar para promover seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Criado à partir de iniciativa individual, foi construído com recursos próprios e buscou, desde o princípio, uma forma de garantir a transformação real dos seus assistidos pois os atendimentos ocorrem em um local de profundos contrastes sociais e econômicos relevantes, que demandaram em todas as frentes de trabalho, de ações contínuas para compreender e reduzir a desigualdade, concedendo oportunidades principalmente às crianças e adolescentes residentes nesta região, mas também com o olhar para a integração da família e da sociedade.

Apoiado em práticas pedagógicas eficazes, o IBF vem adquirindo experiência para garantir os melhores resultados com seus recursos, sejam eles humanos, físicos e tecnológicos. Através da música, da interação com o meio ambiente ou com a arte em geral, nossos assistidos têm também a oportunidade de sentir que são cidadãos, conhecendo museus, teatros, cinemas, parques e outras recreações culturais, minimizando o abismo social e cultural que normalmente atinge a vida dos que se encontram na condição econômica abaixo da linha de pobreza.

Guiados pelo espírito do empreendedorismo social, aperfeiçoamos continuamente nossa atuação e estamos focados em garantir a sustentabilidade financeira da instituição, para que nossos objetivos sejam alcançados e nosso legado seja relevante na vida de muitas pessoas.

As atividades assistenciais acontecem diariamente das 08h às 12h e das 13h às 17h, com o oferecimento de quatro refeições, Oficinas de Música Erudita e Popular e ações de Educação Ambiental, Esporte, Cultura, Convivência e Fortalecimento Escolar.

A instituição possui Certificado de inscrição Pública Municipal e Estadual, Certificado de inscrição no CMAS- Conselho Municipal de Assistência Social, no CMDCA  Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e CEBAS – Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social. Possui ainda Selo de Reconhecimento SESI ODS 2018.

Menu