0 Flares Filament.io 0 Flares ×

A vulnerabilidade social, infelizmente, é uma realidade no Brasil, visto que mais de 55 milhões de brasileiros vivem à margem, na pobreza.

Em nosso país, os 10% mais ricos possuem cerca de 42% da renda total do Brasil, ou seja, acumulam quase metade das riquezas. Esse volume de concentração de renda desencadeia a desigualdade social.

Considerando questões de renda, trabalho, educação, capital humano e infraestrutura, concluímos que o Brasil tem um longo caminho a percorrer para mudar essa situação.

Mas, como a sociedade pode colaborar para combater esses problemas? Confira no artigo o que é a vulnerabilidade social e o que você pode fazer para combatê-la

O que é vulnerabilidade social?

A vulnerabilidade social é consequência do nível de renda, educação, saúde, localização geográfica, dentre outros fatores.

Essa condição resulta em cidadãos sem acesso à educação, oportunidades sociais e econômicas, que são providas pelo Estado. Colocando-os em desvantagens de oportunidades, aumento de desproteção e insegurança e, consequentemente, aumentando a desigualdade de capital.

Pelos estudos do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), além da pobreza há outros 16 indicativos que contribuem para a vulnerabilidade social no Brasil. Eles foram separados em 3 temas principais:

Renda e trabalho: considera dados insuficiência da renda familiar, desemprego dos adultos, ocupação informal sem Ensino Fundamental, dependência financeira e trabalho infantil.
Capital humano: avalia dados de acesso à educação e saúde.
-Infraestrutura Urbana: usa informações sobre abastecimento de água, rede de esgoto e coleta de lixo.

Sendo assim, esse risco social compreende todas as esferas que envolve o acesso – e neste caso, a falta de acesso – a uma vida de qualidade e bem-estar.

Nessa realidade, mais de 23,3 milhões são crianças e adolescentes de até 14 anos, ou seja: o futuro do Brasil pode estar comprometido.

Por essa razão, as organizações sociais aparecem como uma forma de transformar e permitir a formação de cidadãos que possam desfrutar dos direitos reservados a eles e contribuir positivamente para uma sociedade mais justa.

Esse é o objetivo do IBF. E você pode nos ajudar com essa mudança!

Como combater a vulnerabilidade social?

A transformação nunca é imediata, mas a educação é um dos caminhos mais eficazes, pois a falta dela é um dos principais motivos da exclusão social.

Quando falamos em educação, vai muito além da escola, pois ela garante acesso à cultura e leva ao amadurecimento intelectual. Além da troca de vivências, que oferece cidadania e restaura a alegria e esperança.

O Instituto Beija-Flor atende diariamente e de forma gratuita, crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, que estão em condições de vulnerabilidade e risco social.

As atividades desenvolvidas pelo IBF junto às crianças e adolescentes assistidas são essenciais para o desenvolvimento cultural e intelectual. O programa de ações do IBFfoi elaborado por uma equipe multidisciplinar, visando as práticas que possam incluir socialmente cada uma delas, evidenciando sempre a ética, cidadania, democracia e outros valores.

Localizado em Colombo/PR, o IBF oferece iniciativas ligadas ao fortalecimento escolar, música e artes, esportes, educação ambiental e alimentação de qualidade (com 4 refeições diárias), durante o contraturno escolar.

Além disso, é oferecido apoio psicológico às crianças, adolescentes e familiares, para garantir o bem-estar de famílias em vulnerabilidade social.

Se você compartilha do nosso propósito de levar a cidadania para mais pessoas e contribuir com o fim da desigualdade social, acesse o nosso site e participe da corrente do bem!

Juntos, com certeza, somos mais fortes!

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Menu