0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Brincar sem preocupações e sonhar com as diversas possibilidades que o futuro reserva! Não há como negar a delícia que é ser criança, não é mesmo? Mesmo com pouco tempo de vida, os pequenos são capazes de nos fazer enxergar o mundo de uma forma mais otimista e nos ensinam importantes lições de vida.

E, na maioria das vezes, nem percebemos quando isso acontece! É natural que, conforme a vida adulta nos invade com os seus desafios e preocupações, deixemos de lado alguns sentimentos genuínos da infância.

Mas, sempre é tempo de parar, refletir e dar uma chance para esses ensinamentos tão valiosos que podemos ter com as crianças!

Que tal tentar dar esse passo hoje? Preparamos uma lista para te ajudar!

Confira 10 lições de vida que aprendemos todos os dias com as crianças:

1 – Encarar a vida de forma espontânea

É impossível não se surpreender com a espontaneidade das crianças! Sua pouca idade e genuína sinceridade fazem com que sejam capazes de demonstrar o que sentem e falar o que pensam de forma livre, sem ligar para convenções sociais.

Quantos adultos são capazes de fazer o mesmo? Acabamos nos amedrontando pela vergonha do que os outros vão pensar e perdemos uma chance única de encarar a vida de forma natural e honesta.

2 – Ter mais empatia e querer ajudar sempre

A vida adulta é repleta de preocupações, obrigações e responsabilidades. É praticamente impossível perceber quando outras pessoas, mesmo as que estejam extremamente próximas a nós, precisam de ajuda.

Com sua empatia e extrema capacidade de observação, os pequenos nos surpreendem ao deixar de lado seu mundo de sonhos e brincadeiras para oferecer ajuda sempre que podem. É transformador ver isso acontecer!

3 – Questionar sem medo

Já percebeu como as crianças sempre têm uma pergunta na ponta da língua? E, pode comprovar, elas não aceitam qualquer resposta!

Sua curiosidade e uma inocente audácia fazem com que se tornem questionadores natos, sempre à procura de uma nova informação para aprender.

Essa é uma das lições de vida mais valiosas para lembrar os adultos que é preciso olhar ao que acontece à nossa volta para aprendermos com a evolução!

4 – Chorar quando é preciso

A grande maioria das pessoas enxerga o ato de chorar como uma fraqueza, especialmente se acontecer em ambientes públicos. Mas, poucas coisas são tão naturais e saudáveis quanto expressar sentimentos com as lágrimas!

E sabe quem faz isso de forma única? As crianças! Elas não guardam as emoções, demonstram sua vulnerabilidade sem medo e exercitam diariamente essa sensação única de se sentir confortável sendo elas mesmas.

5 – Não ter limites para sonhar

Uma das coisas mais lindas da infância é acreditar que podemos ser tudo aquilo que quisermos! É uma pena que nem todo mundo carrega isso para a vida adulta, não é mesmo?

Com o passar dos anos, vamos acreditando cada vez menos na nossa capacidade e enchemos nossas expectativas de empecilhos antes mesmo de tentar.

6 – Acreditar que heróis podem existir

Outra das lições de vida que aprendemos com as crianças é idealizar como o mundo pode ser um lugar muito melhor com a bondade e coragem de heróis.

E eles nem precisam usar capa para você acreditar também. Como? Basta ter em mente que é possível encontrar pessoas genuinamente boas e que nos inspiram a ser melhores também.

7 – Não desistir jamais

Quem convive com crianças já deve ter percebido como os pequenos têm uma certa dificuldade em desistir. Alguns chamam de teimosia, mas acreditamos que é uma bem-vinda persistência!

E o mais legal é que não importa se é tentar passar a fase de um jogo novo ou aprender a andar de bicicleta, as crianças não têm vergonha de tentar até conseguir. Uma baita lição para os adultos que sempre desistem no primeiro obstáculo, não é mesmo?

8 – Explorar sua criatividade todos os dias

Você já deve ter se deparado com essa situação: uma criança ganha um presente de aniversário e acaba passando horas brincando com a caixa da embalagem!

Essa é apenas uma das formas que os pequenos encontram para explorar a criatividade para brincar. Parece algo corriqueiro e sem valor, mas é uma importante lição para aprendermos a nos adaptar e buscar soluções para a nossa rotina.

9 – Não se importar com as diferenças

Crianças não se importam com quem tem dinheiro, com a cor da pele, a idade, o peso ou a orientação de gênero das pessoas.

Elas simplesmente nos aceitam como somos, da forma simples como deve ser! Quem dera todo mundo fosse tão paciente e tolerante com as diferenças, né?

10 – Ver que o simples pode ser extraordinário

Não é difícil encontrar adultos que nunca estão satisfeitos com o que têm. Temos uma tendência a “complicar” a jornada da felicidade, esquecendo como o simples pode ser o essencial!

E essa é uma lição de vida que as crianças exercem como ninguém. Criativas e dispostas a aprender algo novo todos os dias, elas têm o poder de ser felizes com o que têm ao seu alcance. Com isso, desfrutam de momentos genuinamente alegres, com mais amor e empatia!

Agora que aprendemos um pouquinho com as crianças, que tal ajudar dezenas delas a levarem essas lições de vida para um futuro melhor?

Conheça o trabalho realizado pelo Instituto Beija-Flor

O Instituto Beija-Flor é uma organização que atua no município de Colombo, região metropolitana da capital do Paraná.

Há mais de 10 anos, a instituição atende crianças e jovens de 06 a 15 anos em vulnerabilidade social para promover seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Com base em práticas pedagógicas, a equipe do IBF realiza diversas atividades gratuitas no contraturno escolar, que envolvem música, arte, esporte, interação com o meio ambiente e cidadania.
Além das oficinas, o IBF ainda oferece quatro refeições diárias e apoio psicológico que se estende às famílias.
Quer ajudar? É mais simples do que você imagina! Clique aqui e saiba como algumas atitudes simples podem ajudar a transformar nossa sociedade.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Menu