Você já se perguntou como a música pode beneficiar toda uma comunidade e a vida de crianças e jovens? Atuando como uma importante ferramenta de transformação social, a música traz diversos benefícios para o desenvolvimento pessoal e da sociedade como um todo.
No início das civilizações, a música era utilizada como forma de comunicação entre os homens. E com o passar dos séculos, ela foi associada à prática religiosa, assumindo lugar em templos e igrejas.
Mas com a estruturação da sociedade, a música ganhou outros propósitos. Na visão de muitos filósofos e estudiosos, ela se tornou algo necessário para o equilíbrio interior do ser humano.
E hoje, os sons musicais podem ser utilizados em diversas manifestações, aproximando as pessoas e as conectando com lugares e situações marcantes.
O impacto da música na comunidade
Presente no dia a dia da maioria das pessoas, a música representa muito mais do que um hobbie ou uma diversão momentânea. Ela é uma arte essencial para que as pessoas desenvolvam o pensamento crítico e reflexivo.
Em outras palavras, a música tem o poder de trabalhar as capacidades mais sensíveis do ser humano, evidenciando a individualidade de cada pessoa. E quando trabalhada em crianças e adolescentes, a música é ainda mais impactante e transformadora.
Segundo um estudo realizado pela Universidade de Amsterdam, na Holanda, crianças que estudam música têm a tendência de desenvolver importantes habilidades cognitivas para a vida acadêmica.
A pesquisa ainda apontou que aulas de música na infância aumentam consideravelmente as habilidades cognitivas nos pequenos, como raciocínio linguístico, memória de longo prazo, planejamento e inibição, características fundamentais para um melhor desempenho acadêmico.
Mas não é só isso!
Por estar presente em diversas áreas da sociedade, a música tem influência direta no comportamento dos indivíduos dentro da sociedade, sendo capaz de estimular o surgimento de novas ideias, unir pessoas e criar novos grupos sociais.
Confira outros exemplos do impacto da música na sociedade moderna:
- Fortalece movimentos sociais
A música é uma importante ferramenta de comunicação que pode ser usada para demonstrar a opinião da sociedade em relação à forma de governo ou outras questões públicas.
Através das letras musicais, é possível expor problemas sociais, questionar ações dos governantes, sugerir melhorias, discutir pautas importantes, entre outras alternativas que estimulam os indivíduos a participarem da sociedade de forma mais ativa.
- Ajuda a manter as tradições
Cada região possui diferentes manifestações culturais que devem ser preservadas ao longo dos anos. A música permite que cada grupo conserve suas tradições, transmitindo-as às gerações futuras.
Música e arte: conheça o Instituto Beija-Flor
O Instituto Beija-Flor (IBF) é uma organização não governamental que realiza trabalhos assistenciais com crianças e adolescentes de diversas idades no contraturno escolar.
Atuando há dez anos em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, o Instituto Beija-Flor realiza diversas atividades e práticas pedagógicas para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional e social de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Afinal, para o IBF a educação e a arte transformam vidas!
Por meio da prática musical — oficinas de música erudita e popular —, do contato com a arte e outras atividades, os jovens assistidos pelo instituto têm a oportunidade de vivenciar a cidadania e outros valores universais.
Além disso, o Instituto Beija-Flor ainda oferece quatro refeições diárias e apoio psicológico aos assistidos e seus familiares, estendendo o atendimento também ao ambiente familiar.
Quer saber mais sobre esta iniciativa?
Acesse nosso site, conheça o trabalho do IBF e saiba como ajudar o projeto.