0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Em um cenário com smartphones cada vez mais modernos, videogames interativos e redes sociais instantâneas, os livros acabaram sendo deixados de lado pela maioria das pessoas. E em meio a tantos estímulos visuais, os pequenos podem acabar perdendo o hábito da leitura, essencial para o desenvolvimento cognitivo nesta fase da vida. Mas será que é possível estimular a leitura infantil?

Segundo dados da pesquisa Leitura no Brasil, 31% dos brasileiros nunca compraram um livro e quase metade da população não tem o hábito da leitura.

Mas quando se trata de leitura infantil, o cenário é mais positivo. De acordo com um levantamento do Instituto Pró-Livro, a faixa etária entre cinco e dez anos de idade é a que mais consome livros de literatura, representando 23% da população.

Segundo o levantamento, essas crianças costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria, independentemente do suporte.

E para aumentar cada vez mais os índices de leitura na infância e transformar o futuro dos adultos, os pais precisam estimular nos pequenos um contato mais próximo com os livros logo nos primeiros anos de vida, antes mesmo da alfabetização.

Quer saber mais sobre a importância da leitura infantil e conferir dicas de como incentivar esse hábito entre as crianças? Continue acompanhando o artigo que preparamos!

A importância de estimular a leitura infantil

Como mencionamos, as crianças estão cada vez mais expostas a estímulos visuais e opções de atividades variadas. E esta realidade acabou interferindo no dia a dia dos pequenos, que agora dividem o seu tempo entre brincadeiras, televisão, videogames e internet.

Mas o que muitos pais não sabem, é que existem maneiras de introduzir a criança ao universo da leitura antes mesmo dela aprender a ler ou até mesmo ter o primeiro contato com celulares e videogames, por exemplo.

Esta aproximação precoce com os livros é de grande importância para o desenvolvimento infantil, o aperfeiçoamento da escrita e facilidade de interpretação, além de influenciar na relação da criança com a leitura no futuro.

Quando este estímulo não é realizado logo nos primeiros anos de vida e perpetuado ao longo do crescimento, em algum momento da infância a criança pode acabar associando os livros a uma obrigação, algo chato relacionado aos estudos e à escola.

Por isso, os pais devem cultivar desde cedo o hábito da leitura, construindo uma relação positiva da criança com os livros.

Mas como incentivar a leitura na infância?

Incentivar e desenvolver a prática da leitura não é uma tarefa exclusiva da escola, os pais também devem participar ativamente do dia a dia da criança, estabelecendo uma rotina de leitura em casa.

Mas como fazer isso?

Confira algumas dicas fundamentais para incentivar a prática da leitura nos pequenos e despertar o prazer pelos livros:

1. Apresente livros apropriados para a idade da criança

Introduzir os livros certos para cada faixa etária torna a leitura uma prática prazerosa e divertida para a criança, permitindo que ela aprenda brincando.

Existem diversos livros voltados para diferentes idades, desde bebês e crianças pequenas até pré-adolescentes, que apresentam vocabulário adequado, além de muitas imagens, poucos textos e cores diferentes que despertam a atenção dos pequenos durante a leitura.

2. Relacione a leitura aos interesse da criança

A leitura deve se tornar parte da vida e do dia a dia dos pequenos. Pensando nisso, os pais podem trazer livros que abordem assuntos que a criança está aprendendo na escola, por exemplo, ou que estejam relacionados a um tema de interesse do pequeno, como animais, futebol, planetas, etc.

Investir em livros dos personagens favoritos dos pequenos também é uma forma de despertar o interesse da criança pela leitura.

3. Torne a leitura um momento divertido

Como já mencionamos, muitas vezes a criança acaba associando a leitura a uma obrigação escolar, fazendo com que o interesse pelos livros seja cada vez menor.

Para evitar essa situação, os pais devem criar momentos de leitura divertidos e lúdicos, estimulando uma relação positiva da criança com os livros.

Dar vida aos personagens e encenar as histórias são algumas ideias para fazer da leitura uma brincadeira para os pequenos.

4. Envolva toda a família

É fundamental que os filhos percebam o interesse dos pais pela leitura. Por isso, é importante que os adultos desenvolvam o hábito de ler e pratiquem isso junto com a criança, seja em momentos de leitura compartilhados ou durante passeios à bibliotecas, livrarias e feiras.

Além disso, é importante deixar os livros sempre acessíveis para que a criança possa escolher o que deseja ler, na hora em que sentir vontade e sem precisar da ajuda de um adulto.

Gostou do artigo de hoje e quer conferir mais assuntos relacionados ao universo das crianças?

Acesse o blog do Instituto Beija-Flor e confira artigos exclusivos sobre direitos das crianças, dicas educativas e muito mais!

Clique aqui para acessar nosso blog.

E para saber mais sobre o Instituto Beija-Flor (IBF) e conhecer o trabalho assistencial que realizamos com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, acesse nosso site.

Se torne um apoiador do Instituto Beija-Flor e faça parte de uma corrente do bem.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Menu