0 Flares Filament.io 0 Flares ×

Educar uma criança não é uma missão fácil, especialmente se os pais entendem a importância de formar uma pessoa honesta, com autoestima e que contribua para a sociedade de forma positiva.

É uma missão que exige passar valores fundamentais para a criança de forma diária com dedicação, resiliência e obstinação, já que o aprendizado não acontece da noite pro dia. Ou seja, educar é repetir as mesmas mensagens diariamente e lidar com as influências externas, sejam elas positivas ou negativas.

Uma forma de tornar esse processo mais inspirador é se espelhar em alguns valores fundamentais para ensinar para a criança desde cedo. Preparamos uma lista para te ajudar. Continue a leitura!

Descubra os valores fundamentais na educação das crianças

1 – Honestidade

A honestidade é um valor fundamental para o convívio social em qualquer fase da vida. Não seria diferente na infância! Mas, apesar de parecer uma qualidade instintiva do ser humano, sabemos que não é simples ensinar uma criança a ser honesta. Exige muita conversa e, principalmente, ser um exemplo de honestidade.

Um exemplo é como os adultos lidam quando a criança leva um objeto que não é dela para casa, como um brinquedo da escola. Essa é uma situação que não demonstra que a criança seja “desonesta”, mas sim que ainda não possui um entendimento correto sobre propriedade.

Os pais, ao mostrar que aquilo não pertence à ela, devem utilizar a situação como uma ferramenta educacional criando uma situação para a criança devolver o brinquedo e comunicar o ocorrido – com um pedido de desculpas – à professora, por exemplo.

Castigar não é um caminho, pois pode criar traumas negativos para esse tipo de conflito, especialmente se a criança for muito nova. Já se a atitude se tornar algo corriqueiro, vale uma conversa mais rígida e uma atenção especial com esse tipo de valor.

2 – Amor próprio

Quando falamos em amor próprio, esse sentimento se espelha muito em uma necessidade da vida adulta. Mas, na infância, o valor tem uma relação direta com a construção da autoestima da criança e a confiança na própria capacidade de conviver em sociedade.

Para incentivar o amor próprio desde cedo, os pais devem elogiar e incentivar quando a criança tiver atitudes bondosas e corretas. Também é importante corrigir o comportamento quando o contrário acontecer, ou seja, se houver uma situação em que a criança age de forma errada. Esse cuidado é importante para validar atitudes e não sua personalidade.

3 – Escolha

Outro desafio comum ao educar uma criança é deixar claro que ela não pode ter tudo o que quiser, o tempo inteiro. Por isso, uma forma dos pais passarem esse valor é proporcionar um exercício de escolha, seja em relação às vontades emocionais quanto à necessidade de ter objetos físicos, como brinquedos.

Assim, a criança escolhe o que lhe agrada mais e tem de lidar com a frustração de ter “perdido” a outra vertente. Apesar de não ser simples para crianças muito pequenas, os pais devem ser firmes e não ceder ao choro, por exemplo. Afinal, esse valor será de grande valia no desenvolvimento a longo prazo, no qual a criança será exposta a esse tipo de situação o tempo inteiro.

4 – Autocontrole

Um valor que complementa a escolha é o autocontrole, que será fundamental na “reação” da criança aos conflitos comuns do convívio social. É por meio dele que os pequenos descobrem quais são os seus limites e entendem a importância de respeitar algumas regras.

Como a maioria dos valores, não é algo simples de se ensinar. Envolve muita resiliência dos pais para lidar com birras e manipulação. Por isso é fundamental conversar com a criança sempre que notar um comportamento errado, evitar “deixar pra lá” e exigir que haja uma reparação, como pedido de desculpas.

5 – Respeito

Diferente do que a maioria pensa, o ensino do respeito na infância é bem mais amplo do que obedecer aos pais. É um valor importante no convívio com os mais velhos, com os animais, com a natureza, com quem é diferente de nós. Por isso, a criança deve ser inserida em um cenário onde tenha contato diário com exemplos práticos do que é “respeitar”.

Então, o exemplo é o melhor caminho, para que a criança aprenda de fato como é importante exercer esse valor em qualquer situação. Ou seja, se os pais debocham ou falam mal de outras pessoas na frente da criança, não há como esperar que ela não faça o mesmo. Por isso é fundamental ser um espelho e chamar a atenção da criança quando presenciar qualquer tipo de desrespeito da sua parte.

6 – Flexibilidade

Independente da fase da vida, ter flexibilidade para driblar situações de conflito e encarar quando algo não sai como previsto é fundamental para se viver em sociedade. Por isso, as crianças devem ser ensinadas sobre a importância de serem flexíveis desde cedo.

Afinal, nem sempre suas expectativas serão cumpridas e agir educadamente, mesmo diante dessas situações, se torna fundamental. E, novamente, a forma como os pais reagem se torna a principal ferramenta de ensino, já que não adianta “falar” algo que o próprio adulto não “exerce” diariamente.

Evitar perder a paciência quando algo não lhe agrada e ter tolerância é fundamental. Além disso, verbalizar exemplos de como ter jogo de cintura também é importante. Um exemplo é errar uma receita e demonstrar para a criança que pode-se consertar de outra forma, sem transformar uma situação que pode ser remediada em um problema.

7 – Humildade

Um dos tópicos que já abordamos é o amor próprio, que pode ser confundido com arrogância por muitas pessoas. Essa sensação tem um fundo de verdade quando não há o ensino de outro valor fundamental: a humildade.

Isso porque não adianta muito a criança crescer com autoestima se não há uma consciência em relação às suas obrigações com o mundo. Ser humilde é não se colocar acima e nem abaixo de ninguém. É enxergar todas as pessoas com igualdade e respeitar o próximo, sem se deixar desrespeitar.

E como se ensina isso? Novamente, com o exemplo! Se os pais demonstram respeito por pessoas de qualquer classe social, religião, raça, sexo e/ou formação, a criança tende a crescer sem se espelhar nessas diferenças e entende que somos todos iguais.

8 – Empatia

Outro valor fundamental para se ensinar às crianças e que complementa tantos outros é a empatia. Esse é o termo que damos à capacidade de nos colocarmos no lugar do outro e que traz um ensinamento valiosos: não devemos fazer ao próximo o que não gostaríamos que fizessem conosco.

Exercer esse sentimento em atitudes diárias é algo grandioso e que evita diversos desentendimentos desnecessários. E, da mesma forma que não devemos agir, também não devemos minimizar a dor alheia e sim ser solidário às emoções das outras pessoas. Ao ser criada em uma atmosfera que a empatia é uma regra, dificilmente a criança não carregará esse valor com ela.

9 – Responsabilidade

Um dos pontos mais importantes da vida adulta é ter responsabilidade. Um exemplo claro é o próprio objetivo deste artigo, que é a importância de educar uma criança com os valores fundamentais para o convívio em sociedade. E porque os pais se dedicam para isso? A resposta está no senso de responsabilidade que esses adultos têm.

Apesar de parecer uma palavra que tem mais relação com as obrigações da vida adulta, a responsabilidade também é um valor que podemos ensinar desde cedo. É algo intrínseco a situações simples do dia a dia, como saber que deve fazer o dever de casa, ajudar a cuidar do animal de estimação da família ou arrumar os próprios brinquedos.

Da mesma forma, a criança deve entender que há consequências quando um ato que deveria ser cumprido não for feito. Assim, ela aprende a tomar essa responsabilidade para si e não se torna um adulto que não entende os desdobramentos de suas atitudes.

10 – Bondade

Para finalizar nossa lista de valores fundamentais para ensinar às crianças, temos um sentimento primordial: a bondade. Muitos devem afirmar que é algo que “nasce” com o ser humano, mas também pode (e deve) ser demonstrado em atitudes dos pais no cotidiano.

Quando a criança é inserida numa realidade onde há uma inclinação de todos para fazer o bem ao próximo, ela também acompanhará esse sentimento e terá uma conduta mais amável no decorrer da vida.

Conheça o trabalho realizado pelo Instituto Beija-Flor

O Instituto Beija-Flor é uma organização que atua no município de Colombo, região metropolitana da capital do Paraná. Há mais de 10 anos, a instituição atende crianças e jovens de 06 a 15 anos em vulnerabilidade social para promover seu desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

Com base em práticas pedagógicas, a equipe do IBF realiza diversas atividades gratuitas no contraturno escolar, que envolvem música, arte, esporte, interação com o meio ambiente e cidadania. Além das oficinas, o IBF ainda oferece quatro refeições diárias e apoio psicológico que se estende às famílias.

Quer ajudar? É mais simples do que você imagina! Clique aqui e saiba como algumas atitudes simples podem transformar nossa sociedade.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
Menu